O que significa a afirmação de pascal de que o homem é"um caniço pensante"

2
Posso conceber um homem sem mãos, pés, cabeça (pois só a experiência nos ensina que a cabeça é mais necessária do que os pés); mas não posso conceber o homem sem pensamento: seria uma pedra ou um animal. Mesmo que o universo o esmagasse, o homem seria ainda mais nobre do que quem o mata, por que sabe que morre e a vantagem que o universo tem sobre ele; o universo desconhece tudo isso -Frase de Pascal

Respostas

2014-05-22T11:28:18-03:00
Era de uma profunda confiança que ele depositava na razão do ser humano,falava sobre o homem e sua ligação com Deus,mesmo que fosse sem pés e mãos, mas a cabeça e seus pensamentos podem se conectar ou ligar-se ao Criador!
qual é a importancia do silogismo pra a lógica ?
2014-05-22T11:33:08-03:00
O caniço pode representar nosso corpo, algo frágil e inconsistente, mas sem a possibilidade de pensar, imaginar e criar não tem serventia alguma. 
Ele frisa o ser como pensante sabendo que, de nada valeria a valorização do físico sem o conteúdo, ele foi um dos maiores pesquisadores e pensantes em relação do ocorreria com a psiquê após a morte, não foi um homem espiritualista, mas cria em algum outro plano... A morte para ele não significava o fim!
Espero ter ajudado. ><
5 4 5