Respostas

2014-05-22T14:44:18-03:00
A partir da segunda década do séc. XVIII, houve uma renovação de técnicas e utensílios agrícolas, além da modificação dos regimes de exploração e mercantilização de produção, transformações essas que foram denominadas de Revolução Agrícola que se alargou devido à Revolução Industrial num conjunto de alterações económicas e socioculturais resultantes do aparecimento da maquinofactura. 
O Iluminismo forneceu um forte suporte político às revoluções liberais, que trataram de movimentações político-militares que derrubaram o Absolutismo monárquico e implantaram a nova ordem político-social do liberalismo, que foi influenciar a Revolução Americana - onde a América atingiu a sua Independência a 1783 - e em seguida a Revolução Francesa -Tomada da Bastilha em 1789 e a célebre Declaração dos direitos do Homem na mesma data -, defendendo os direitos e liberdades individuais; e que deu origem a um plano político, caracterizado pelas monarquias constitucionais e republicanas; um plano social caracterizado pelo estabelecimento da sociedade de classes e no plano económico a existência de uma liberdade produtiva. 
A invenção mais notável do começo da Revolução Industrial esteve ao cargo de James Watt. Este não criou a máquina a vapor, apenas a melhorou, sendo que, em 1765, James Watt criou a primeira máquina a vapor eficaz! 
1 4 1