Respostas

A melhor resposta!
2014-05-22T14:55:25-03:00


Sócrates é o filósofo que marca uma das grandes linhas divisórias na história da Filosofia Grega. Um dos motivos para tanto, dentre outros, é que somente dos filósofos que viveram depois de Sócrates chegaram até nós obras completas. Apesar de conhecermos numerosos filósofos antes de Sócrates, não restam deles senão notícias ou fragmentos de suas obras que só nos chegaram porque foram citados ou copiados em obras de filósofos posteriores. Por este motivo todos os primeiros filósofos gregos são chamados genericamente pelo nome de filósofos pré- socráticos. 

Diversamente de Sócrates , que era filho do povo, Platão nasceu em Atenas, em 428 ou 427 a.C., de pais aristocráticos e abastados, de antiga e nobre prosápia. Temperamento artístico e dialético - manifestação característica e suma do gênio grego - deu, na mocidade, livre curso ao seu talento poético, que o acompanhou durante a vida toda, manifestando-se na expressão estética de seus escritos; entretanto isto prejudicou sem dúvida a precisão e a ordem do seu pensamento, tanto assim que várias partes de suas obras não têm verdadeira importância e valor filosófico. 

Aos vinte anos, Platão travou relação com Sócrates - mais velho do que ele quarenta anos - e gozou por oito anos do ensinamento e da amizade do mestre. Quando discípulo de Sócrates e ainda depois, Platão estudou também os maiores pré-socráticos. Depois da morte do mestre, Platão retirou-se com outros socráticos para junto de Euclides, em Mégara. 

O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C. e morreu em 322 a.C. Seus pensamentos filosóficos e idéias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade. 
7 4 7