Para Árias, os três líderes no ranking, por serem países pequenos, têm uma influência positiva limitada na região. No entanto, ele aponta Brasil e México que vem ganhando posições, como países que podem mudar este cenário. Caso continuem a trajetória ascendente, os dois poderão "liderar os modelos de desenvolvimentos democráticos da região". (Brasil avança, mas fica em 8º em ranking de democracia, na América Latina, de Albert Steinberger.)
Tendo como parâmetro a análise do parágrafo extraído do artigo acima, leia às proposições a seguir e assinale a alternativa correta.

1 – O parágrafo se inicia com um posicionamento que restringe a eficácia da liderança dos três países no ranking de democracia, na América Latina e ainda possui uma ideia de oposição marcada pelo termo em destaque.
2 – O fragmento confirma a hegemonia dos três países líderes no ranking da democracia, na América Latina e não questiona a influência deles.
3 – O excerto do artigo não apresenta posicionamento seguro acerca da liderança de alguns países, na América Latina, quando a temática é democracia.
Está(ão) correta(s):

1

Respostas

2014-05-23T08:41:34-03:00