O que é o bile?

Ele é liberado pelo figado. Por favor me ajudem prova de biologia amanhã.

2
Bile, bílis ou suco biliar é um fluido produzido pelo fígado, e armazenado na vesícula biliar - capacidade de armazenar 20 - 50 ml de bile - e atua na digestão de gorduras, determinados microrganismos para evitar a putrefação de alguns alimentos e na absorção de substâncias nutritivas da dieta

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-22T17:13:16-03:00
É um líquido que atua como se fosse um detergente natural, que fragmenta os lipídios que ingerimos em minúsculas gotas.
3 5 3
Não vou dar como melhor resposta pois uma resposta complementa a outra e não seria justo. Mas mesmo assim muito obrigada ^-^.
de nadaa ;)
;)
a outra resposta foi copiada então marquei como melhor
;)
2014-05-22T19:11:56-03:00
As células do fígado secretam bile para pequenos canais denominados canalículos bilíferos, que drenam para ductos bilíferos que correm entre os lóbulos. Estes ductos convergem para formar o ducto hepático comum, que conduz a bile para a vesícula biliar, para armazenamento. 
Vesícula biliar: Bolsa de armazenamento para a bile produzida no fígado.

Transporte da Bile: 
A bile auxilia na decomposição de gorduras (lipídeos) no intestino delgado. O fígado secreta até 1 litro de bile diariamente. A bile passa pelos ductos hepáticos esquerdo e direito, provenientes dos dois lobos hepáticos, depois pelo ducto hepático comum e ducto cístico até a vesícula biliar. Esta bolsa contém cerca de 50 ml de bile e a concentra, pronta para ser liberada após uma refeição. A bile flui pelo ducto cístico para entrar na primeira porção do intestino delgado, o duodeno.
2 4 2