Num pátio há bicicletas e carros num total de 20 veículos e 56 rodas. Determine o número de carros e bicicletas.

2
Ele colocou -2, pois em sistemas é preciso eliminar uma das duas letras envolvidas no calculo para resolve-lo, logo ele multiplicou por -2 para cancelar com o +2 da segunda equação, restando apenas a letra Y.
Ah, então provavelmente minha professora não aceitaria essa resposta pois não é o metodo em que estamos usando
Vê minha resposta, ai você vai entender

Respostas

2014-05-22T18:14:12-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
X+y=20  .(-2)
2x+4y=56

-2x-2y=-40
2x+4y=56

Somando:

-2x+2x/-2y+4y/56-40
   0     2y         16

2y=16
y=16/2
y=8carros


Vamos saber o valor das biciletas

x+y=20
x+8=20
x=20-8
x=12


presta atenção!
brinks
desculpa
Você tem que multiplicar por um número para poder eliminar alguma variável ;)
Exato,eu editei da um atualizar ai !
A melhor resposta!
2014-05-22T19:34:17-03:00
Você deve estar aprendendo pelo método de substituição, por isso vou fazer por adição  e substituição:
         Por substituição
x + y = 20         determinando  x = 20 - y
2x + 4y = 56
 
Substituindo x por 20 - y:
 
2.( 20 - y) + 4y = 56
40 - 2y +4y = 56
2y = 56 - 40 
2y = 16 ⇒ y = 8 carros                     
Substituindo o valor de y na primeira equação , encontra-se o valor de x :
 x = 20 - 8 
x = 12 bicicletas
 
                   Por adição

 x + y = 20       ( -2) multiplica-se por -2 para eliminar uma das letras
 2x + 4y = 56 
                         Somando
-2x - 2y = -40 
2x + 4y = 56

2y = 16 
y = 8 carros

Substituindo a valor encontrado de y na primeira equação encontra-se o valor de x:
x + 8 = 20
x = 20 - 8
x = 12 bicicletas
1 5 1