A Legislação permite que o gestor por meio da
Contabilidade realize registro de provisão para eventuais não recebimentos de
direitos provenientes da atividade da empresa os chamados “Devedores Duvidoso”,
essa provisão representa uma estimativa de redução nas receitas de venda a
prazo. Indique a alternativa correta considerando que o registro contábil da
provisão para Devedores Duvidosos tem credito na conta de Provisão Para
Devedores Duvidosos e tem como contrapartida devedora a conta de
resultado......



Parte superior do
formulário









Despesas com Provisões para Devedores
Duvidosos;







Despesas do Exercício Seguinte;







Lucros Acumulados;







Duplicatas a Receber;







Duplicatas a Pagar;


2

Respostas

2014-05-22T18:35:57-03:00
A conta devedora é:
Despesas com Provisões para Devedores
Duvidosos

1 5 1
precisamos lançar a despesa contra a conta retificadora:
D - Despesas com Provisão para créditos de liquidação duvidosa (pela ocorrência da despesa, fato modificativo diminutivo)
C - Provisão para créditos de liquidação duvidosa (pelo aumento do saldo de uma conta de natureza credora de provisão retificadora do ativo)
A melhor resposta!
2014-05-23T09:13:18-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá, Ana Lúcia.

A conta Provisão para Devedores Duvidosos é uma conta retificadora da conta do Ativo Clientes. É uma conta do Ativo, portanto.
Toda conta do Ativo possui saldo devedor. Entretanto, como a 
conta Provisão para Devedores Duvidosos é retificadora, seu saldo deixa de ser devedor e passa ser credor, da seguinte forma (valores exemplificativos):

ATIVO
   ATIVO CIRCULANTE
       (...)
       Clientes                                               10.000
       Provisão para Devedores Duvidosos    (2.000)

O lançamento correto do valor da Provisão para Devedores Duvidosos é feito, portanto, da seguinte forma:

Débito  - Despesas com Provisões para Devedores Duvidosos
Crédito - Provisões para Devedores Duvidosos
1 5 1