Respostas

2014-05-22T20:33:25-03:00
Tudo está ligado, sofremos astronomicamente conforme os estudos da física a ação gravitacional de todos os corpos e planetas ao redor da Terra. Principalmente do Sol e da Lua. Responsáveis por tantos fenômenos como as estações do ano, as marés, etc. Mas apesar da força gravitacional do Sol ser 200 vezes maior do que a Lua, os efeitos solares de maré, por exemplo, são aproximadamente 2 vezes menores que os lunares devido a sua proximidade e velocidade. 

Nossos ancestrais acreditavam que o Sol e a Lua eram os Deuses que alteravam o dia-a-dia, durante o dia reinava o Sol e durante a noite o sono era protegido pela Lua. Com o passar do tempo e da observação destes povos, algumas primitivas associações foram feitas. 

A convicção no poder de influência da Lua sobre a vida na Terra estabeleceu-se desde a mitologia dos povos agrícolas. Eles acreditavam que tudo o que era bom para regular os ciclos de colheita também poderia ser aplicado ao homem. 

E foi o estudo das marés que serviu como trampolim para se entender o fluxo das águas em nosso corpo ou da seiva nos vegetais. 

Se o homem é constituído de 70% de água e 30% de sólidos, exatamente como a Terra ele também é regido pelas chamadas marés biológicas. 

Assim, durante a Lua cheia, quando as marés sobem ao nível mais alto e a pressão lunar é mais forte os efeitos sobre nosso organismo e nosso comportamento são mais poderosos. 

Há estatísticas comprovando maior incidência de acidentes de trânsito e até de assassinatos em período de Lua cheia. Mas esta é também a época em que se registram mais nascimentos... 

O início da vida, afinal, está submetido ao ciclo menstrual feminino, cuja duração é quase a mesma da lunação: aproximadamente 29 dias. 

A Lua é o pêndulo da Terra, exerce influência irrefutável, não só sobre nosso planeta, mas também na psique e no espírito humano. Dentro da magia e desde tempos remotos aprendeu-se a reconhecer e utilizar os poderes mágicos da Lua... 

A ciência não confirma, mas até mesmo dos estudiosos podemos ouvir algo como: "Madeira, para ser de boa qualidade, tem de ser cortada na Lua Minguante, porque nessa época 'chupa' menos água do solo. Nas outras luas, ela se encharca e o mourão logo apodrece." Diz Mauro Aparecido Lázaro, professor de Zootecnica da USP. 

E quem nunca deixou para cortar o cabelo na Lua Crescente, para que ele cresça bonito e saudável? 

E porque disso tudo? 

Hoje em dia estamos tão envolvidos com responsabilidades, problemas, a grande competitividade desta sociedade moderna que não percebemos e acabamos ignorando os fenômenos naturais que estão tão próximos de nós. E isto nos leva muitas vezes a considerar as influências do meio como “crendices populares”, ignorando importantes relações e deixando de sentir o que nos cerca. 
12 4 12
2014-05-22T20:33:37-03:00
O fenômeno das marés está ligado à influência da Lua sobre os mares. 
Os seres vivos das regiões litorâneas são adaptados a esse movimento das águas. 
Já se sabe que animais e plantas aquáticos são afetados diretamente pelas marés, produzidas pela mudança da Lua. 

13 4 13