1. Em repouso,
uma pessoa realiza, em média, de 10 a 15 movimentos respiratórios por minuto. Mas
depois de uma atividade física intensa (uma corrida, por exemplo) esse ritmo
pode aumentar para cerca de 60 vezes por minuto. Que vantagem esse aumento traz
para o organismo?



1

Respostas

2014-05-22T20:45:10-03:00
Maior eficiência cardíaca 
Um coração mais forte é capaz de bombear mais sangue a cada batimento. Portanto, o coração não precisa bater tão rápido durante o repouso ou a atividade física. 

Perda de peso 
A associação de uma dieta alimentar balanceada e a prática regular de uma atividade física aeróbica permite a redução do peso. 

Melhor saúde mental 
A prática regular de atividade física aeróbica promove a liberação de endorfinas, substâncias naturais com ação analgésica. Além disso, as endorfinas combatem o estresse, a depressão e a ansiedade. 

Fortalecimento do sistema imunológico 
Pessoas que praticam exercícios físicos regularmente são menos vulneráveis a doenças virais, como resfriados e gripes. Acredita-se que os exercícios aeróbicos ajudam a ativar o sistema imunológico e prepará-lo para combater infecções. 

Maior disposição 
Os exercícios físicos podem deixá-lo cansado a curto prazo, durante e logo após o treinamento, mas posteriormente aumentam a disposição e reduzem a fadiga. 

Menor risco de doenças 
O excesso de peso é um fator que contribui para o desenvolvimento de doenças cardíacas, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes e alguns tipos de câncer. Perdendo peso, você apresenta um menor risco de desenvolver estas doenças. Além disso, atividades aeróbicas de baixo impacto, como caminhada, por exemplo, podem reduzir o risco de osteoporose e suas complicações. Em pacientes com artrite, boas opções que evitam o estresse articular são a natação e a hidroginástica. 

Maior expectativa de vida 
Em 1986, os resultados do Harvard Alumni Health Study, publicados no New England Journal of Medicine, comprovaram cientificamente que a prática de exercícios físicos está diretamente relacionada com uma maior expectativa de vida. Desde então, novos estudos têm demonstrado resultados semelhantes. 

Maior força muscular 
Os exercícos aeróbicos estimulam o aparecimendo de pequenos vasos sangüíneos nos músculos. Assim, o organismo consegue fornecer maiores quantidades de oxigênio para o tecido muscular, removendo o que é indesejável no metabolismo, como o ácido láctico, por exemplo. Assim, é possível combater a dor muscular crônica, a fibromialgia e as dores lombares
5 4 5