dados conjuntos M= {-3,-2,-1,0,1} e N = {1,2,3,4,5,6} e arelação R= {(x,y) ∈ MxN / y= x²+1} determine : .a) os pares ordenados de R .b) o conjunto dominio e o conjunto imagem .c) o diagrama de flechas .d) verifique se essa relação é função

2

Respostas

2013-06-26T15:26:38-03:00

A condição é:

y = x²+1, sendo x = M e y = N


a) x = {-3,-2,-1,0,1}

y = {5,2,1}(apenas os valores que existam no conjunto N)

Os pares ordenados são a combinação (x;y). Só jogar os valores.


b) O domínio é o conjunto x e a imagem vai ser todos os pares ordenados.

c) Faça dois círculos e ligue cada ponto de x a cada ponto de y.

1 5 1
A melhor resposta!
2013-06-26T15:41:07-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

 M= {-3,-2,-1,0,1} e N = {1,2,3,4,5,6}

 

y= x²+1                      y = (-3)^2 + 1=9+1=10

                                 y = (-2)^2 + 1=4+1=5

-3    10                       y = (-1)^2 + 1=1+1= 2

-2     5                        y = (0)^2 + 1=0+1 = 1

-1     2                        y = (1^)2 + 1=1+1 = 2

 0     1

 1     2

 

 

a) os pares ordenados de R : R={(-2,5),(-1,2),(0,1),(1,2)}

 

 

 

b) o conjunto dominio e o conjunto imagem

 

D(r) ={ -2,-1,0,1 }         e    Im(r) ={ 5,2,0 }

 

c) o diagrama de flechas .

 

      - 2    =====>  5

 

      - 1    =====> 2

 

        0     =====> 1 

       

        1   ligue este numero a 2

 

 

 

d) verifique se essa relação é função

 

é função.

4 5 4