Respostas

A melhor resposta!
2014-05-22T21:53:09-03:00
Principais características:

*EXPRESSIVO crescimento econômico nos últimos anos, principalmente com a instalação de indústrias. Muitas indústrias deixaram a região Sudeste e se instalaram no Nordeste em busca de benefícios fiscais. No campo industrial, podemos destacar  áreas de grande desenvolvimento como, por exemplo, Distrito Industrial de Ilhéus (Bahia), Complexo Industrial de Suape (Pernambuco), Distrito Industrial de Maracanaú (Ceará). Na área de TI (Tecnologia da Informação), podemos citar o Porto Digital do Recife (maior pólo tecnológico do país), com grande destaque na produção de softwares.
*Destaque para a produção de petróleo, principalmente no estado do Rio Grande do Norte. A região Nordeste é a segunda maior do Brasil em produção de petróleo. No estado da Bahia está instalado o Pólo Petroquímico de Camaçari, um dos mais importantes do país.
*Na pecuária, podemos destacar a criação de cabras. A região Nordeste possui o maior rebanho de cabras do país com cerca de 8 milhões de cabeças.
*Na agricultura, destaca-se a produção de frutas tropicais (manga, abacaxi, caju, banana, acerola, goiaba, etc) em regiões irrigadas, principalmente nos estados da Bahia e Pernambuco. Há também na região boa produção de mel.
*Outro ponto forte da economia nordestina é a criação e comercialização de camarão, pois a região é favorecida climaticamente para esta atividade.
*O turismo também é uma importante fonte de renda para a região. Milhares de turistas estrangeiros e de outras regiões do Brasil visitam anualmente o Nordeste em busca das lindas praias e paisagens e também do clima quente. 

2 5 2
2014-05-22T21:54:43-03:00
É bem desenvolvida principalmente na área litorânea, atraindo muitas indústrias na região devido especialmente à aproximação da região nordestina à Europa e América do Norte. Já na parte sertaneja do nordeste (sertão), a economia é pouco desenvolvida e há poucas indústrias e muita miséria, principalmente devido à escassez de água.
1 3 1