Antonio recebeu seu salário. As contas pagas consumiram a terça parte do que recebeu, e a quinta parte do restante foi gasta no supermercado . Se a quantia que sobrou foi de 440,00, o valor recebido por Antonio foi de: a/ 780,00 b/ 795,00 c/ 810,00 d/ 825,00 e/ 840,00

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-06-26T18:07:19-03:00

 x/3 + (1/5)(2x/3) + 440 = x
x/3 + 2x/15 + 440 = x
5x + 2x + 15*440 = 15x
8x = 15*440
x = 15*440/8 = 825 reais

LETRA D

2 4 2
2013-06-26T18:08:26-03:00

1/3 fica 2/3

1/5 de 2/3 fica 2/15

1/3+2/5= (5+2)15

=> 7/5

o que sobra é 1-7/5

=> 8/15

(8/15)*x=440

x= 825, letra d

 

obs: * significa multiplicação

1 5 1