A liberdade de expressão nem sempre é um direito respeitado em todos os lugares do mundo, apesar de ser algo muito valorizado nos dias de hoje. Leia a reportagem a seguir que trata da Venezuela e a luta dos estudantes:

Estudantes venezuelanos se acorrentam para protestar
Cerca de cem estudantes venezuelanos se acorrentaram a grades e árvores em frente à sede do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no leste de Caracas, para protestar contra uma decisão do tribunal máximo do país que determina a necessidade de autorização para se manifestar.
Os manifestantes gritavam "Onde está a maldita lei que nos proíbe de protestar?" e exibiam cartazes com mensagens como "Lutamos pelo futuro de todos", diante do prédio do PNUD, na capital venezuelana.
Na quinta-feira, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) determinou que os protestos são um direito político "não absoluto", e por isso devem contar com o aval de autoridades. Sem a autorização, a polícia pode intervir para garantir direitos como o de ir e vir.
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 29 abr. 2014.

Analisando a situação é correto afirmar que:

a) Entender que a liberdade política de protestar não é um direito “absoluto” significa dizer que tanto pessoas quanto os meios de comunicação têm liberdade de dizer o que pensam.

b) O deterioramento das instituições políticas na Venezuela e a perda da liberdade de expressão são elementos que não têm relação entre si.

c) O direito de liberdade de expressão é um direito universal e inquestionável, portanto, deve ser respeitado em todos os lugares em todas as épocas.

d) Dizer que manifestações precisam contar com o aval das autoridades é uma garantia de que todas as manifestações justas terão lugar para ocorrer. O que não será tolerado serão apenas as manifestações injustas.

e) Ainda que protestem em frente a um prédio da ONU, pouco pode ser feito em defesa da liberdade, já que os países gozam de soberania. Isso significa que as decisões tomadas na Venezuela são soberanas e devem ser respeitadas internacionalmente.

1
Esqueci de colocar as alternativas: Segue abaixo!
A) Entender que a liberdade política de protestar não é um direito “absoluto” significa dizer que tanto pessoas quanto os meios de comunicação têm liberdade de dizer o que pensam.

B) O deterioramento das instituições políticas na Venezuela e a perda da liberdade de expressão são elementos que não têm relação entre si.
C) O direito de liberdade de expressão é um direito universal e inquestionável, portanto, deve ser respeitado em todos os lugares em todas as épocas.

D) Dizer que manifestações precisam contar com o aval das autoridades é uma garantia de que todas as manifestações justas terão lugar para ocorrer. O que não será tolerado serão apenas as manifestações injustas.
E) Ainda que protestem em frente a um prédio da ONU, pouco pode ser feito em defesa da liberdade, já que os países gozam de soberania. Isso significa que as decisões tomadas na Venezuela são soberanas e devem ser respeitadas internacionalmente.
Ainda que protestem em frente a um prédio da ONU, pouco pode ser feito em defesa da liberdade, já que os países gozam de soberania. Isso significa que as decisões tomadas na Venezuela são soberanas e devem ser respeitadas internacionalmente.

Respostas

2014-05-23T17:20:49-03:00
Resposta: e) ainda que protestem....
0