“Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante
O que que importa se ele é nordestino e você não?
O que que importa se ele é preto e você é branco
Aliás, branco no Brasil é difícil, porque no Brasil somos todos mestiços
Se você discorda, então olhe para trás
Olhe a nossa história
Os nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a Portugal

A raiz do meu país era multirracial
Tinha índio, branco, amarelo, preto
Nascemos da mistura, então por que o preconceito?”.
O PENSADOR, Gabriel. Racismo é burrice. Vaga-lume - letras de músicas. Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/gabriel-pensador/racismo-e-burrice-nova-versao-de-lavagem-cerebral.html#i.... Acesso em: 10/2/ 2013. Você leu um trecho de uma música de Gabriel O Pensador, famoso artista do movimento hip hop no Brasil. Agora, analise as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:

a)
Uma das principais características do rap é tratar de questões sociais nas letras das músicas, expressando o olhar das classes menos favorecidas a respeito de assuntos sociais e políticos que fazem parte de sua realidade.

b)
O vocabulário usado nas letras de rap também destaca o gueto, e as rimas são características marcantes desse estilo musical.

c)
O rap foi criado para expressar os ideais de poucos grupos pertencentes a classes menos favorecidas no Brasil. Com o tempo, até as classes mais favorecidas passaram a manifestar-se por meio desse estilo musical.

d)
O rap tem uma batida que segue a intencionalidade das palavras de quem canta. Geralmente, o cantor é acompanhado por um DJ, que faz as batidas da música.

e)
O rap foi criado pelas classes mais altas como forma de se defender e mostrar seu ponto de vista a respeito do que os grafiteiros abordavam em suas obras pelas cidades.


1

Respostas

2014-05-23T20:58:51-03:00

a) v

b) v

c) v

d) v

e) f


espero ter ajudado

2 4 2