Respostas

A melhor resposta!
2014-05-24T10:50:05-03:00
D(60) = {1,2,3,4,5,6,10,12,15,20,30,60}
D(48) = {1,2,3,4,6,8,12,16,24,48}

MDC (60,48) = 12
5 4 5
2014-05-24T11:05:14-03:00
Minha cara Lsmcks, tirar o  MDC é a mesma coisa que tirar o MMC. A única diferença na hora da fatoração do MDC é que os números, por exemplo 48 e 60, têm que ser divisíveis ao mesmo tempo por dois números, isto quer dizer que quando os dois números não forem mais divisíveis ao mesmo tempo, aí para; já o MMC quando esses números, por exemplo 48 e 60, não forem divisíveis ao mesmo tempo, então fatora-se individualmente. Assim, temos:

MDC(48,60) ⇒   48, 60    Ι  2  (48 e 60 são divisíveis ao mesmo tempo por 2)
                           24, 30    Ι 2   (24 e 30 também são divisíveis ao mesmo tempo por 2)
                            12, 15   Ι 3  (Veja que não posso mais por o número 2)
                              4,  5    Ι  (não existe um número divisível ao mesmo tempo por 4 e 5)
                                         Ι
    Portanto, o MDC(48,60) = 2*2*3 = 12 ⇒ M⇒DC(48,60) = 12.  Pronto! Não é simples?
                              
3 2 3
Espero ter ajudado de alguma forma. Um abraço.