Respostas

A melhor resposta!
2014-05-24T13:07:41-03:00
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS 
São aquelas que têm o valor e a função de um adjetivo (sempre se referem a um substantivo ou pronome da oração principal) 
São iniciadas por pronomes relativos: que, quem, o qual, cujo,... 
- Dicas: Pronome relativo: 
- Tente substituir o pronome por "o qual (is) " para confirmar se ele é ou não relativo. 
- O pronome relativo exerce uma função sintática. 
Ex: Admiramos alunos estudiosos ® Admiramos alunos que estudam 
adjetivo Oração subordinada adjetiva. 

1. Orações subordinadas adjetivas Restritivas: 
- Restringem ou limitam a significação do nome a que se refere. 
- Não são separadas por vírgulas. 
- Funcionam como adjunto adnominal de um nome da oração principal. 
Ex: Os homens que fumam vivem pouco. (O.S. Adjetiva Restritiva) 
Havia ali crianças pedindo esmola. (O.S. Adjetiva Restritiva Reduzida de gerúndio) 
2. Orações Subordinadas Adjetivas Explicativas: 
2. - Indicam uma simples explicação ou detalhe do nome a que se refere. 
- Vêm sempre separadas por vírgulas. 
- Funcionam como aposto (entre vírgulas) de um nome da oração principal. 
Ex: O Sol, que é uma estrela, é o centro do nosso sistema planetário. 

* As orações subordinadas adjetivas e a vírgula: 
- Já vimos que as orações adjetivas explicativas são separadas por vírgulas, mas as adjetivas restritivas não. 
- O emprego, ou não, das vírgulas com as orações adjetivas gera frases de sentidos toalmente diferentes. Compare: 
Os balões que subiam eram aplaudidos pelas crianças. (restritiva) 
Os balões, que subiam, eram aplaudidos pelas crianças. (explicativa) 
- Apesar de terem a mesma estrutura, esses períodos têm sentidos bem diferentes. Note que no período primeiro, entende-se que nem todos os balões subiam, apenas uma parte deles é que subia. E só os que subiam eram aplaudidos. A oração "que subiam"é, portanto, adjetiva restritiva. 
- Já no período segundo, entende-se que todos os balões subiam e todos eram aplaudidos pelas crianças. A oração "que subiam" é, portanto, adjetiva explicativa. 

alguns exemplos: 
1 - O computador, que é um meio rápido de comunicação, está conquistando todas as famílias. 
2 - O Renato, que trabalha aqui, não se encontra no prédio. 
3 - Seus pais, que são italianos, ficaram entusiasmados com tudo. 
4 - O homem, que ama, é feliz. 
5 - Os homens, que são mortais, temem a doença. 

APOSTO EXPLICATIVO: 
Traduz, ou seja, dá significado a uma frase, geralmente está entre vírgulas, dois pontos ou parênteses. 
Exemplo: Foi aqui, nesta praça tranqüila, que o garoto foi sequestrado. 
1 5 1
Olá, então, oração subordinada adjetiva, encaixa-se na principal e equivale a um adjetivo.
As adjetivas restritivas: delimita ou define mais claramente o seu antecedente, não é separado por vírgula | As adjetivas explicativas: apresenta uma explicação ou pormenor do antecedente, é separado por vírgula.
Ex: admiramos as pessoas que defendem uma causa justa. (Admiramos as pessoas "A QUAL" defendem uma causa justa) Você verá se é adjetiva, se puder colocar o O qual, Os quais, A qual, As quais, na frase
2014-05-24T18:16:19-03:00
Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. 
As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. 
espero ter ajudado!!!!
2 3 2