O texto intitulado Ser ou não, eis a questão! Será que todos sabem mesmo o que é ser ético nos dias atuais? foi extraído da Revista online Exame e sua leitura permite que sejam ponderadas atitudes éticas ou não, principalmente pela consequência de tais atos e não pelo conceito imediato do termo ética. Ao final do último parágrafo são apresentados alguns questionamentos: "Será que baixar música na internet é antiético? E entrar no cinema com carteira de meia entrada falsificada? Ou comprar um DVD pirata?" para confrontar a ideia do que é lícito daquilo que tem consequência prejudicial para alguém. Tendo como base estas considerações, produza um parágrafo se posicionando acerca da relação entre ética, atitude e consequência.

1

Respostas

2014-05-24T14:55:27-03:00
As pessoas devem analisar o que é ser ético, usar  do bom senso para isso é primordial, pois não deixamos de ser éticos quando baixamos uma musica da internet porém entrar no cinema com carteira de meia entrada falsificada, ai ja deixa de ser, falar de ética é bem complexo.Devemos analisar as atitudes, e pensar nas concequências, antes de qualquer ato.
Quando se fala em ética, logo se pensa em ética profissional, política, mas a verdade é que a ética faz parte do nosso dia-a-dia, está em todos os momentos do nosso viver. Ética deriva do grego Ethos, significa modo de ser, caráter, comportamento; é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. A ética é uma característica inerente a toda ação humana, e por esta razão é um elemento vital na produção da realidade social.