Respostas

2013-06-27T15:07:28-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

 

 

Fração geratriz é a fração que da lugar a um número periodico, também chamado dízima periodica

 

0,555....

 

periodo 5

 

fraçaõ geratriz = 5/9

2 5 2
A melhor resposta!
2013-06-27T15:08:56-03:00

Fração geratriz é uma fração associada a uma dizíma periodica bom vou te mostrar 2 meios de achar a fração geratriz da dizima 0,555...

 

Primeiro x = 0,555..    multiplicamos x por 10 e a vírgula ira andar uma casa décimal:

              10x = 5,555...

 

    A partir daí subtraimos   10x - x = 5  =>   9x = 5  =>   x = 5/9  < essa é a fração geratriz da dizima 0,555..     Vamos achar a fração getriz de um outro jeito que eu particulamento acho melhor pois podemos fazer de cabeça e tudo, legal né? 

Vamos lá então:  

 

Achar a fração geratriz de 0,555?

 

 

colocamos no numerador o periodo  e no denominador tantos noves quanto forem os algarismos do periodo e neste caso tem apenas 1 período que é o 5

 

então vai ficar assim:   5/9 

 

perfeito né? Obrigado tenha uma boa tarde.

2 3 2