Respostas

2014-05-25T15:39:29-03:00
A importância
da Psicologia para a pedagogia no ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramentecomplexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação sedesdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.
A psicologia é solicitada a intervir na solução de problemas bastante variados. Mesmo que estejasempre encontrando resistências e oposições, 
ela tem contribuído em diferentes domínios, sendo o da educação um deles.
Voltamos a destacar a importância da escola. É preciso entendê-la como um meiotransformador e questionador da sociedade e reconhecer sua dimensão progressista. E também é fundamental vê-la como sendo um meio constituidor para o aluno onde todo o seu cotidiano gira em funçãodela.
A psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo vivo, como = andar, falar, correr, gritar, estudar,aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar.
O papel do psicólogo e sua área de atuação é compreender o comportamento do ser humano, verificar os fatores que levam apessoa a se comportar desta ou daquela maneira. Quando ele consegue compreender e explicar tal comportamento, ele pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor. Este profissional, pode atuar no campoda medicina, na área da industria e na área da educação. Aqui, dois aspectos merecem a sua atenção:

1º- aspecto: o estudo das diversas fases do desenvolvimento do ser humano;
2º- aspecto: oestudo da aprendizagem e das condições que a tornam mais eficiente e mais fácil para o aluno.
1 5 1
2014-05-26T14:23:37-03:00
Não só para a Psicologia mais para tudo que fazemos, a Psicologia está em tudo. Precisamos dela para nos entendermos, criarmos o sentimento de alteridade, de empatia, a sociedade precisa conhecer essa área para entender melhor como essa máquina chamada ser humano se comporta.