Respostas

2014-05-25T12:21:54-03:00
As albuminas  
- São as de menor peso molecular  
- São encontradas nos animais e vegetais.  
- São solúveis na água.  
Exemplos: albumina do plasma sangüíneo e da clara do ovo.  

    as globulinas
- Possuem um peso molecular um pouco mais elevado.  
- São encontradas nos animais e vegetais  
- São solúveis em água salgada.  
Exemplos: anticorpos e fibrinogênio.  

    priteinas fibrosas
- Possuem peso molecular muito elevado. 
- São exclusivas dos animais.  
- São insolúveis na maioria dos solventes orgânicos. 
Exemplos: colágeno, elastina e queratina. 
 algumas são essas :))
1 1 1
2014-05-25T12:48:29-03:00
Proteínas transportadoras:   Atuam no transporte de moléculas para dentro e para fora das células. São proteínas da membrana plasmática. Como exmplo temos a hemoglobina. Presente nas hemácias, transporta o oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo.  

Proteínas reguladoras:
  Tem alguns tipos de hormônios que são proteínas e possuem a função de regular atividades metabólicas no organismo. Como exemplo temos a insulina, que é sintetizada no pâncreas, atuando no metabolismo de lipídeos e proteínas, e é responsável pela entrada da glicose nas células.  

Proteínas de defesa (anticorpos):
  Elas no sistema imunológico do nosso organismo, tendo a função de protegê-lo de organismos estranhos, como vírus e bactérias que penetram em nosso organismo. Como exemplo temos a trombina e o fibrinogênio, pois atuam na coagulação do sangue em caso de ferimentos e cortes, evitando a perda sanguínea.  

Proteínas catalizadoras:
  Possuem a função de acelerar e facilitar reações químicas que ocorrem no interior das células. Como exemplo, temos as enzimas.  

Proteínas estruturais:
  Possuem a função de promover a sustentação estrutural aos tecidos do organismo. Como exemplo temos: elastina (atua na estrutura da pele) e queratina (atua na estrutura dos pelos, unhas e cabelos).
  
Proteínas contráteis:   Possuem a função de possibilitar a contração das fibras dos músculos. Como exemplo temo a miosina e a actina.
1 5 1