Sabe-se que a mucosa da traquéia é constituída por um epitélio pseudo estratificado colunar ciliado, com inumeras células caliciformes. Esse epitélio reveste a maior parte das vias aéreas, sendo frequentemente chamado de epitélio tipo respiratório. Quanto muco produzido pelas células caliciformes e os cílios das células deste epitélio, assinale a afirmação correta:

a -Tornam a traquéia melhor irrigada e lubrificada.
B- O muco protege as células do epitélio e os cílios facilitam a troca gasosa.
C- O muco reduz a tensão superficial da parede alveolar e os cílios conduzem o muco em direção aos alvéolos
D- O muco retém particulas que penetram as vias condutoras e os cílios ajudam a conduzir essas particulas para as vias aéreas superiores
E- O muco aderido à parede da traquéia facilita o aquecimento do ar, o batimento ciliar limpa o ar inspirado.

1
eu só sei que é a letra D mas estou precisando da justificativa

Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-05-25T13:46:51-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
O muco é essencial pois ele é uma substância "pegajosa", que adere as partículas estranhas que entram pelo sistema respiratório. Por isso quando estamos gripados nosso muco aumenta, é o organismo eliminando as partículas que ficaram grudadas e que agora tem que sair do corpo. 

Já os cílios auxiliam no movimento. O muco adere, e os cílios jogam para fora. Por isso que fumantes, tossem constantemente. A fumaça do cigarro destroem estes cílios. Assim fica difícil eliminar os agentes invasores, exigindo grande trabalho da musculatura da traqueia.

Alternativa D.
2 5 2