Determine:
a) As correntes em cada resistor do circuito.
b) A tensão em cada resistor do circuito.
c) A potência dissipada por cada resistor.
d) A potência total consumida pelo circuito.

(Tentei fazer a a) e b) pela fórmula de divisor porém não deu certo, por favor, me ajudem)

1

Respostas

2014-05-25T19:21:15-03:00
A) 2A
B) 5 e 3,3
C) 8W e 12W
D)20w
1 5 1
Sim, compreendo. É pq como ele fala em cada resistor eu não sabia que poderia simplificar. Eu tenho outro circuito aqui, para achar essas mesmas coisas, porém os resistores em paralelo não são mais de 6 ohms, e sim de 8 e 4 ohms. Então eu não posso utilizar desse método mais. O problema é que sempre que faço com a fórmula de divisor de corrente, dá errado. Dai eu faço com kirchhoff e fica grandão. Enfim.
nao nao, vc pode sim!! se eles sao paralelos e diferentes vc usa a mesma formula que eu te passei ali em cima e acha a resistencia equivalente.. ai se ele pedir a corrente em cada resistor, vc vai usar um U=R.i só.. porque quando vc tem um circuito com resistencias paralelas, vc acha a resistencia equivalente e usa a formula do U=R.i pra achar a corrente ou oq o exercicio pede.. entende?
porque quando vc fizer a formula:
1/req = 1/r1 + 1/r2, e as resistencias forem diferentes como: 8, 4 por exemplo, vc tira o MMC.. eai acha a req... e vc substitui conforme o exercicio vai pedindo, no caso da corrente vc pode usar o valor do U do circuito todo, colocar no lugar do R o valor q vc achou da resistencia equivalente e achar a corrente i. Logo quando vc for achar a tensao em cada resistor, vc já obteve a corrente do circuito todo!
uma dica boa é vc separar os caminhos dos eletrons como se fossem novos ciruitos, ai dps q vc achar td junta e substitui no circuito grandao