Temos, no Brasil, dois estilos de vida distintos: o da casa e o da rua. O lado bom e 'direito' do mundo ocorre com os parentes, empregados e amigos na casa (e em casa), quando os papéis são marcados pelas diferenças de sexo e idade e todos se movem dentro de redes de relações pessoais que englobam e contextualizam todas as regras. Cada família tem um 'nome' a honrar e um mundo de símbolos - comidas, músicas, habilidades, tendências, jeitos, profissões, objetos - pelos quais vive e que a tornam original e exclusiva. A mais intensa alegria, o mais puro amor, o melhor e o mais nobre altruísmo governa (sic) essas relações, disfarçando o alto grau de autoridade do grupo sobre seus membros, papel que é sempre representado por seu chefe (e, sobretudo, 'dona'), mas pode ser também desempenhado por uma outra pessoa. Há casas em que são as babás que regem essas relações.

A respeito da coesão referencial do trecho acima são feitas as seguintes afirmações:
I – O trecho “o da casa e o da rua” refere-se a “dois estilos de vida distintos”; portanto, os termos grifados são anafóricos.
II – Em “essas relações”, o pronome demonstrativo refere-se às características das relações anteriormente explicadas.
III – Nesse trecho, o substantivo “papel” também é um anafórico: refere-se a “autoridade”.
Sobre essas afirmações, pode-se dizer que:
Escolha uma:
a. Somente a I e a II são incorretas
b. Todas são falsas.
c. Somente a I é incorreta.
d. Todas são verdadeiras.
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Todos os trechos destes exercícios foram retirados do artigo A vida pelo avesso, do antropólogo e professor Roberto Damatta, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 13/9/2006, p. D10.

1- O acidente que arrebatou a vida de cinco jovens, na madrugada do dia 3 no Rio de Janeiro, tem motivado uma importante discussão sobre o que chamamos de 'violência no trânsito'. Aqui, eu quero mostrar que esse tipo de violência é mais um caso trágico e lamentável de um procedimento rotineiro: o modo avesso que caracteriza o comportamento no chamado 'mundo da rua' entre nós.

Sobre o uso dos dois-pontos, pode-se afirmar que é:
Escolha uma:
a. Um anafórico que recupera o que foi dito anteriormente.
b. Um catafórico que anuncia uma explicação.
c. Um anafórico que anuncia uma exemplificação.
d. Um catafórico que recupera “um procedimento rotineiro”.

1

Respostas

2014-05-27T13:52:51-03:00
1 - d-Todas são verdadeiras
2 - b-Um catafórico que anuncia uma explicação
18 4 18