Respostas

A melhor resposta!
2014-05-25T22:36:59-03:00
Como você perdeu a explicação, acho válido você tentar sozinha e depois perguntar as dúvidas aqui...
Usa-se essa fórmula para achar a R entre DOIS vetores

R^2= V_1^2 + V_2^2 + 2.V_1.V_2.cos  \beta

Sendo,

R resultante
V_1 vetor 1
V_2 vetor 2
β angulo formado entre os vetores V_1V_2 

Ou seja, no caso de 3 vetores, faça a resultante de 2 deles. Você chegará em 2 vetores (o que não foi usado e o resultante). Depois, faça com esses dois a mesma coisa. Essa é a resultante que o exercício quer.
Qualquer dúvida, mande!
1 5 1
Acho que sim, eu fiz e deu. só se foi coincidencia
No meu também deu..
Dá uma checada com seu professor
é o que vou fazer. obrigada pela ajuda :D
Mgn :D
2014-05-25T23:24:08-03:00
Quando vc tem um vetor na diagonal ..vc não pode somar com os outros que estão
alinhados ao eixo (x,y)
então vc tem que decompor esse vetor..no eixo x..e no eixo y

o modulo daquele vetor mede 8 na diagonal certo?
vou chamar ele de vetor V
e decompor ele em x..e em y

para isso é facil

V=8\\\\V_x = 8*cos(30^\circ)\\\\V_y=8*sen(30^\circ)

aquele angulo forma 30° com o eixo X ...por isso pra decompor no eixo X usa cosseno de 30
e no eixo y vc usa ...seno de 30 ou cosseno de (90-30=70) 

cos(30) =  \frac{ \sqrt{3} }{2} \\\\sen(30) =  \frac{1}{2}

calculando Vx e Vy
V_x =8* \frac{ \sqrt{3} }{2} =4 \sqrt{3} \\\\\\V_y =8* \frac{1}{2} =4


(vou postar uma imagem pra vc ver como ficam os vetores rs..)

somando os dois que estão no eixo Y (um está pra cima e o outro pra baixo)
6-4 = 2
somando os dois que estão no eixo X ( os dois são positivos no eixo x)
10 + 4√3  ..ou utilizando  (4√3 ≈ 7) 
10 + 7 = 17
**********************************************************************************
agora surgiram mais 2 vetores
a soma desses 2 será o vetor resultante ..como na imagem rs..
pra somam dois vetores que formam um angulo de 90 graus um com o outro
é só usar a formula
R^2=(S_x)^2+(S_y)^2
Sx = aquela soma no eixo x que foi 2
Sy = a soma no eixo y que foi (7)

substituindo os valores 
R^2=2^2+7^2\\\\R^2=4+49\\\\R^2=53\\\\R= \sqrt{53}

1 5 1