Estou com dificuldade em química, tenho uma tarefa pra amanhã eEstou com dificuldade em química, tenho uma tarefa pra amanhã e não sei responder. São os 5 exercícios a seguir:
1. Justifique a afirmação: "Quando o ¹¹Na perde um elétron, se transforma no gás nobre ¹°Ne".

2. Cite as principais propriedades do compostos iônicos.

3. O elemento químico ¹³Al (alumínio) , ao estabelecer uma ligação iônica, forma o íon de carga: a)1+ b)2+ c)3+ d)2- e)3-

4. a) Quando o H recebe um elétron e se transforma em ânion, podemos dizer que o hidrogênio passa a ser semelhante ao elemento hélio? Por quê?
b) O número de massa (A) do alumínio se altera quando ele se transforma em Al³+? Por quê?



Muito Obrigado pessoal

2
Eu posso responder tudo isso , mas você vai esperar ? Vai demorar um pouco . Então ?
ok, haha
Vai responder? Se não vou dormir hahaha
Qualquer dúvida , fale comigo no inbox .
Já esta respondido '-' bua há há

Respostas

2014-05-25T23:10:52-03:00
2) Compostos ionicos sao formados por cations e anions em uma proporção tal que os reticulos formados sejam eletricamente neutros. Compostos ionicos podem ser duros e quebradiços, uma vez que o reticulo esta organizado entre forças repulsivas e atrativas, qualquer esforço sobre o reticulo ionico tende a remover essa condição de equilibrio entre as força, diminuindo a atração e aumentando a repulsão.

3) c
A melhor resposta!
2014-05-26T00:17:52-03:00
1) Na¹¹  1s₂ 2s₂ 2p₆ 3s₁  

Perdendo um  elétron : 1s₂ 2s₂ 2p₆ 

Perceba , que perdendo um elétron , o sódio fica com 8 elétrons na última camada eletrônica . Se assemelhando ao gás nobre neônio que tem os respectivos 8 elétrons na sua última camada . Os gases nobres são estáveis por excelência ,ou seja , não precisam se estabilizar . 

2) Apresentam elevado ponto de fusão e ebulição . Por sua vez , no estado sólido não conduzem eletricidade . Dissolvidos em água formam soluções iônicas . 

3) Exemplo : Alumínio com oxigênio . 

Al₂O₃ 

Carga  3⁺      Letra c) 


4) Pelo fato do hélio ser um gás nobre(estável) , em outra palavras , precisaria apenas de um elétron para o hidrogênio se estabilizar , assim se assemelhando ao hélio . 

b) O número de  masa é a soma de prótons e neutros . Sendo assim , o alumínio  perdeu  elétrons , logo isso não influencia no número de massa . 


Ufa ! '-'







1 5 1