Respostas

2013-06-28T16:19:54-03:00

Tenta aproximar o seu texto a uma época marcante na história, como a 2ª Guerra mundial. Isso sempre conta muito. E a redação acaba ficando bem interessante.
Espero ter ajudado..  

2 3 2
A melhor resposta!
2013-06-28T16:38:52-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Primeira coisa a fazer é definir que tipo de redação você quer escrever. Coesão e coerência são estruturadores do texto, então, antes, precisamos escoher que tipo de texto será construido.

 

Na escola, você é mais exigido em dissertação argumentativa e texto expositivo / explicativo. Mas existem inúmeros tipos de texto. Na dissertação você defende uma idéia, um ponto de vista, perante algum assunto controverso. Na exposição, você simplesmente explica o que sabe. A maioria dos "trabalhos" de português, geografia, história, etc, são textos expositivos. Já as "redações" são textos dissertativos. 

 

Você pode ser solicitado a produzir qualquer tipo de texto! Para isso, você precisa entender quais são as diferenças entre os tipos de textos, como eles são construidos, qual a finalidade de cada um deles. Você deve tomar contato com textos que sirvam de exemplo. 

 

Coesão e coerência são elementos de estruturação do texto. O texto coeso é aquele que está amarradinho, quer dizer, é aquele em que você consegue identificar o assunto e a linha de raciocínio do início ao fim. Isso é conseguido com alguns recursos da gramática: conjunções, preposições, pronomes... Já a coerência é a construção do significado. Se eu terminar essa resposta escrevendo "por isso o preço dos produtos feitos a base de farinha dobraram de preço no último semestre", eu estou dando um chute na coerência do meu texto.

 

Leia um pouco sobre tipos textuais e gêneros textuais e volte aqui com suas dúvidas :)

 

Você pediu coisas novas. Espero não ter decepcionado :)

 

 

2 3 2