Respostas

A melhor resposta!
2014-05-26T14:56:31-03:00
1) Descreva as características do relevo da Grécia:
Resposta: O relevo desta região é bastante acidentado e formado por diversas cadeias de montanhas, o que dificultava a comunicação terrestre. O litoral, por sua vez, é bastante recortado, salpicado de pequenas ilhas e com excelentes portos naturais.

2) Como o relevo grego influenciou na formação das cidades-Estado?
Resposta: As dificuldades em estabelecer contatos internos contribuíram para que a Grécia antiga fosse constituída por cidades independentes, cada uma com sua própria organização social e política.

3) Quais seriam elementos de unidade entre as cidades-Estado?
Resposta: A língua e a religião eram elementos de unidade entre as cidades-estado.

4) Qual foi a importância dos Dórios durante o período micênico?
Resposta: A chegada dos Dórios, que não se integraram pacificamente às populações locais e cujo poder de destruição levou parte dos antigos habitantes da Grécia a migrar para outras regiões. Essa migração diminuiu a vida urbana e ruralizou a sociedade formando os clãs.

5) O que era cultivado na agricultura grega?
Resposta: Na Grécia cultivavam-se cereais, videiras e oliveiras. Criavam-se cabras, ovelhas e porcos.

6) Descreva a organização social no período micênico?
Resposta: Era organizada através dos clãs. Cada clã cultuava um ancestral comum, o patriarca. O trabalho era dividido de maneira coletiva.

7) Como foi a crise ocorrida no período arcaico na Grécia?
Resposta: O crescimento da população e a escassez de terras férteis provocaram uma grave crise, que desagregou comunidades baseadas no parentesco e levou à divisão das terras.

8) Como se deu o processo de formação das póleis?
Resposta: As populações foram abandonando as comunidades e instalando-se perto das muralhas. Esse processo deu origem às póleis.

9) Como era organizada a sociedade durante o período arcaico?
Resposta: A sociedade é organizada em Basileus (um rei) tinha um conselho consultor formado por nobres e uma assembleia de guerreiros. Mulheres, escravos e os estrangeiros não tinhamdireitos civis ou políticos.

10) Descreva as inúmeras formas de governo que existiram na Grécia Antiga:
Resposta: Oligarquia (governo de poucos), democracia (cidadãos com participação política), tirania (governo de um único homem).

11) Descreva as principais características da religião grega e como ela está relacionada com as cidades-estado?
Reposta: Eles eram politeístas. Cada cidade cultuava um Deus, mas tinha os Deuses que eram cultuados por todas as cidades, por exemplo: Zeus. Os rituais entre as cidades também se assemelhavam. Os Deuses possuíam características humanas. Os gregos acreditavam que os Deuses interferiam no dia-dia, por isso, cultuavam os Deus através de rituais para obter sorte.

12) Cite três deuses gregos e seus significados:
Atena – Deus da inteligência; Artemis – Deusa da caça; Apolo – deus da beleza.

13) O que é a mitologia?
Resposta: conjunto dos mitos de determinado povo.

14) O que eram os heróis ou semideuses?
Resposta: Filhos de Deuses com humanos. Eles se distinguiam por ações extraordinárias, feitos e proezas que estavam acima de qualquer capacidade de qualquer mortal.

15) Qual é o legado esportivo da Grécia antiga para os dias atuais?
Resposta: Os jogos olímpicos.

16) Quais eras as duas principais póleis da Grécia?
Reposta: Esparta e Atenas.

17) Como era organizada a sociedade espartana?
Resposta: Esparta era extremamente dividida. Havia uma elite reduzida (espartíata). Existiam os hilotas, povos subjugados pelos espartanos e periecos (pequenos proprietários de terra). Todo espartano masculino tinha que passar parte da vida a serviço do exército.

18) Qual era o seu sistema de governo?
Resposta: O sistema de governo de Esparta era oligárquico.

19) Como as inquietações da sociedade ateniense ajudaram em transformações sociais?
Resposta: Ao mesmo tempo que comerciantes e artesãos questionavam o domínio político dos proprietários de terras, os antigos cidadãos que haviam sido escravizados por dívidas também estavam insatisfeitos. A pressão destes grupos acabou gerando reformas por alguns legisladores.

20) De qual maneira nasceu a democracia ateniense?
Resposta: Primeiro o processo de consolidação da democracia ateniense começou com a proximidade entre tiranos e os grupos populares. Entretanto, as camadas mais humildes não tinham tempo para se disponibilizarem a política, porque precisavam trabalhar para sobreviver. Com Péricles, esta questão foi solucionada, pois os “homens públicos” passarem a ser remunerados.
32 4 32