Respostas

2014-05-26T16:47:26-03:00
Características gerais do povo cretense: 

Estima-se que os primeiros vilarejos de Creta tenham aparecido entre 3000 e 2000 a.C.. Seus primeiros habitantes provavelmente se ocupavam da agricultura e da exportação de utensílios de metal para os vários comerciantes do Mar Egeu. 
No aspecto social, os cretenses se diferenciavam pela singular valorização da figura feminina. O principal reflexo desse valor se encontrou manifestado na religião, onde a Grande Mãe era a mais importante divindade cretense. Esta deusa era reconhecida como representante da fertilidade e protetora das terras. Em Creta, não havia nenhum tipo de construção ou templo dedicado às atividades religiosas. A maioria das manifestações era realizada ao ar livre com a organização de danças e torneios. 
Por volta do século XV a.C., os aqueus, povo da região norte da Península Balcânica, realizaram a invasão de Creta. A partir desse momento, a fusão entre as culturas aqueia e cretense promoveu a formação da civilização micênica. A elaboração desse novo quadro social, político e econômico se estendeu até o século XII a.C., quando os eólios, jônios e dórios, todos estes de origem indo-europeia, realizaram a invasão da Península Balcânica. 
O processo de ocupação dos dórios, marcado por sua rapidez e violência, promoveu uma profunda desarticulação dos traços que marcavam a civilização micênica. Os conflitos que se promoveram graças à ação dos dórios forçaram diversos grupos humanos espalhados pela Península Balcânica a buscarem outras ilhas do mar Egeu e o litoral da Ásia Menor. Além disso, o desenvolvido comércio e a intensa atividade cultural sofreram um visível retrocesso. 
É na pintura, porém, que se revela com mais clareza o espírito dinâmico do povo cretense. Ela mostra menos rigidez e imobilidade que a pintura egípcia. Supõe-se, entretanto, que não só a mobilidade tenha sido alvo de preocupação do artista cretense, mas também o efeito causado pela combinação das cores, pois ele utilizava cores viva e contrastantes: tons de vermelho, azul e branco, bem como de marrom, amarelo e verde. 

Na ourivesaria, os artistas cretenses também revelaram grande domínio técnico, como pode ser constatado nos Copos de Vafió. Essas peças, muito delicadas, foram encontradas na cidade de Vafió, daí o seu nome. Nelas estão representados, em baixo-relevo, touros e elementos da natureza. 

Já no que se refere à escultura, somente pequenas peças dessa civilização foram encontradas, como a série denominada Deusas com as serpentes. Essa escultura, uma de várias versões do mesmo tema, é feita de marfim, com ouro nos mamilos, nas serpentes que a deusa empunha e nos detalhes de sua saia. 

O domínio de Creta e a influência de sua cultura e sua arte sobre várias ilhas do mar Egeu perduraram até cerca de 1400 a.C., quando foi invadida e dominada pelos aqueus, que vieram do norte e haviam fundado a cidade de Micenas.

7 3 7
2014-05-26T16:51:57-03:00
A Deusa feminina protetora das terras e da fertilidade de cretense, é a deus mãe!
7 4 7
É conhecida como "Grande Mãe"