Respostas

2014-05-26T17:06:11-03:00
Em Portugal surgiu no séc. XIX, com a obra "Zé Povinho" de Rafael Bordalo Pinheiro famoso artista adepto ao romantismo
A melhor resposta!
2014-05-26T17:39:23-03:00
Romantismo em Portugal (1825-1865)
As datas que marcam o início e o fim do Romantismo português são:
*1825-publicação do poema narrativo Camões, de Almeida Garrett, em que o autor apresenta uma biografia sentimental do grande poeta renascentista português.
*1865-ocorrência da Questão Coimbra, uma polêmica intelectual que envolveu escritores novatos. Tem esse nome porque concretizou-se em Coimbra, cidade portuguesa que abriga uma das mais antigas universidades da Europa.

Em 1º momento: Escritores com características ainda neoclássicas
 PRINCIPAIS AUTORES/OBRAS: Almeida Garrett (1799-1854) com as obras, Camões (1825); Dona Branca (1826); Viagens na minha terra (1846); Folhas caídas (1853).

Alexandre Herculano (1810-1877) com as obras, O bobo (1843); Euríco, o presbítero (1844); O monge de Cister (1848); Lendas e narrativas (1851).

Antônio Feliciano de Castilho (1880-1875) com as obras, A noite do castelo (1836); Os ciúmes do bardo (1836).

Em 2º momento: Escritores plenamente românticos
PRINCIPAIS AUTORES/OBRAS: Soares de Passos (1826-1860) com a obra, Poesias (1855).

Camilo Castelo Branco (1825-1890) com as obras, Amor de perdição (1862); Amor de salvação (1864); A doida do Candal (1867).

Em 3º momento: Escritores de um romantismo mais contido
PRINCIPAIS AUTORES/OBRAS: João de Deus (1830-1896) com a obra, Campo de flores (1893).

Júlio Dinis (1839-1871) com as obras, As pupilas do senhor reitor (1867); A morgadinha dos canaviais (1868); Uma família inglesa (1868); Os fidalgos da casa mourisca (1871).

(Almeida Garrett e Alexandre Herculano, os primeiros Românticos, fizeram sucesso imediato, sinal de que o novo estilo correspondia a uma necessidade do público da época)
 Espero ter ajudado, precisando estou a disposição!! ><

1 5 1