Respostas

2014-05-26T17:21:47-03:00
A gente sabe que, durante a adolescência, nosso corpo e mente mudam bastante! A gente vai criando formas mais femininas e assuntos que antes não importavam despertam nosso interesse. Da mesma forma, os garotos também mudam – e muito! Tem curiosidade para saber o que acontece com eles nessa fase? Nós também! Conversamos com o médico hebiatra Getúlio Bernardo Morato Filho, que contou tudo o que acontece com a gente e com os meninos! Confira:O que muda?A puberdade, que começa a partir dos oito anos nas meninas, começa um pouquinho mais tarde nos meninos, com nove anos. “O primeiro sinal da entrada na puberdade das meninas é o desenvolvimento da mama. Nos meninos, o primeiro sinal da puberdade é o aumento do volume dos testículos”, explica o médico. Segundo o especialista, as principais alterações no corpo das meninas são:- Aumento do volume dos seios;-Aparecimento de pelos;-Aumento da distribuição da gordura nos quadris e coxas;-Aumento da estatura e o aparecimento da menstruação;- Mudanças comportamentais;Já nos meninos, o aumento da produção de hormônios traz outras mudanças, como:- Aumento dos testículos e da genitália;- Produção de esperma;-Aparecimento de pelos nas axilas, tórax, região genital e rosto;-Engrossamento da voz;-Rápido aumento da estatura;-Mudanças comportamentais

2 5 2
Muito obrigada! Me ajudou bastante
por nada
por nada..
A melhor resposta!
2014-05-26T17:45:15-03:00
As mudanças biológicas de homens e mulheres:
 Até o final da infância, a hipófise, glândula encarregada de regular a atividade de todas as demais glândulas do organismo, começa a estimular os testículos nos rapazes e os ovários nas garotas, com a finalidade de pô-los em atividade; assim pode-se observar no pré-adolescente um aumento progressivo na circulação de hormônios sexuais, que passa despercebido no começo, até que sua concentração é suficiente para provocar mudanças próprias da puberdade, o que normalmente ocorre entre os doze e os dezesseis anos nas mulheres, e um pouco mais tarde nos homens. A puberdade é a fase em que amadurecem os órgãos reprodutores do indivíduo; manifesta-se nos garotos com o crescimento gradativo dos testículos e do pênis, com a aparição de pêlos na regiões genital e nas axilas, com surgimento de bigode e de barba, com a mudança da voz e com a primeira ejaculação noturna, durante o sono. Apesar de não se conhecer com certeza o início da fertilidade, tudo parece indicar que os primeiros espermatozóides com capacidade d fecundar aparecem por volta dos quinze anos. Nas meninas, o primeiro sinal da puberdade é o crescimento dos seios e o engrossamento do quadril; pouco depois aparecem os pêlos na região genital e nas axilas, aumentam e modificam-se as secreções vaginais, até que ocorre a primeira menstruação, um ou dois anos após o início deste processo, marcando com esse fato o começo dos ciclos menstruais. Além das mudanças específicas em cada sexo, os homens e as mulheres adolescentes apresentam outras transformações crescimento assombroso do menino que começa a ganhar peso e de estatura com uma rapidez que deixa os pais admirados, quando eles descobrem que o zíper da calça não fecha e os botões estouram, que a calça comprada há pouco tempo não chega a cobrir a metade das pernas, e o comprimento da blusa não atinge o fim das costelas, a barra da saia fica muito longe dos joelhos e os pés não agüentam os sapatos quase novos. É natural que o ritmo acelerado de crescimento traga um aumento das necessidades nutricionais, e é por isso que o apetite dos adolescentes chega a ser voraz; assim o demonstram a rapidez com que devoram um prato de comida depois de outro, e a perplexidade das mães ao comprovar que o estoque de alimentos da família desaparece como por um passe de mágica. Corpo também muda sua forma; as extremidades se desenvolvem até o ponto que a cabeça representa uma proporção menor da silhueta total no adulto; desaparece a redondeza do rosto, começa-se a perceber a estrutura óssea e os traços definitivos da face; a pele se faz mais grossa e pálida, aumenta o tamanho dos poros e aparece a gordura na cútis; o cabelo adquire mais pigmentos e resistência, os ossos ficam mais rijos e a dentição completa seu processo de formação com o aparecimento dos últimos molares, por volta dos dezoito anos idade. As mudanças físicas do adolescente repercutem no seu estado de ânimo, porque, enquanto dura a transição, perde o semblante e as características da criança sem ter ainda adquirido as de adulto, e percebe sua própria imagem como um retrato borrado. Isso provoca no jovem um sentimento de insegurança que o conduz a cuidar, com especial 
1 5 1