Respostas

2014-05-26T19:06:56-03:00
Prezada,

Foi a produção do açúcar um dos principais motivos e meios de promover a colonização / invasão do continente americano pelos portugueses.

Isso ocorreu devido a, no início da colonização, enorme demanda por açúcar na Europa e pouquíssimo produto disponível. O açúcar era trazido das Índias, em viagens que duravam anos, mas os lucros astronômicos compensavam os grandes custos envolvidos.

Nesse sentido, os portugueses dominaram a técnica de cultivo da especiaria indiana mais lucrativa, a cana-de-açúcar, cultivando-a com sucesso nesses locais com base no trabalho de escravos africanos, nas ilhas da Madeira,  de Cabo Verde, e nas Canárias.

Dada a carência de civilizações no Brasil, de metais preciosos, os portugueses perceberam que o cultivo da cana-de-açúcar nas terras do litoral do nordeste seria um meio de viabilizar economicamente os enormes gastos envolvidos com o processo de colonização.

Assim, ser o dono de um engenho de açúcar  equivaleria hoje a ser dono de um ou mais poços de petróleo, possibilitando que houvesse o início da colonização / invasão das terras que, no futuro, seriam o Brasil.

Para complementar essa resposta, sugiro que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas " , " HISTÓRIA DO BRASIL: A COLONIZAÇÃO DO BRASIL " e " Brasil: Uma História Inconveniente ", facilmente encontrados no you..tube.

Bons estudos!

  • Usuário do Brainly
2014-05-26T19:09:13-03:00
A partir de quando vieram para o brasil milhares de negros para trabalhar nos engenhos alem de pesoas interessadas neste trafico negreiro como os francese