Respostas

2014-05-26T20:08:24-03:00
Haplóide é a célula que pelo processo de gametogênese transformou-se de célula que compunha o corpo do ser vivo e lhe dava as características externas (FENÓTIPOS) e internas (GENÓTIPOS) em uma célula sexual apta a se juntar com outra de sexo diferente para a formação de um novo ser . Então fica claro que a célula sexual é uma célula haplóide (1n) que ao se juntar com outra de sexo oposto (1n) faz nascer um outro ser (2n) que é uma célula diplóide. São os tijolos dos corpos dos seres vivos e nelas estão todas as características individualizadas para aquele indivíduo. Então a célula diplóide é a soma das características das duas partes que se uniram para a formação do novo ser, por isso elas são chamadas de células somáticas. Dentro dessas células surgem os cromossomos (transmissores dos caracteres individuais) que possuem genes do lado masculino e genes do lado feminino.
2 4 2
2014-05-26T20:09:41-03:00
As células humanas por exemplo, possuem 46 cromossomos em seu DNA. Eles que determinam as características do indivíduo e possuem DUAS FITAS de DNA. Sendo assim Diplóides.

Porém algumas células como os gametas(espermatozóides e óvulos - ovócitos secundários) possuem apenas uma fita, consequentemente 23 cromossomos, então Haploides. 

Boa noite! =D
3 4 3