uma esfera é lançada do solo, verticalmente para cima,com velocidade inicial de 40m/s.a aceleração do corpo é a da gravidade, para baixo. (a) qual altura máxima atingida? b) durante quanto tempo a esfera permanecera no ar? c) qual o instente em que ela estará a 30m do solo?

2

Respostas

2013-06-29T16:01:51-03:00

À medida que o corpo sob o valor da velocidade diminui e chega a zero no ponto mais alto.

2 3 2
A melhor resposta!
2013-06-29T18:45:32-03:00

No momento em que a esfera atinge sua altura máxima sua velocidade é zero logo:

v=vo+gt, v -velocidade final, nesse caso, quando a esfera para, ou seja, 0. vo- velocidade inicial dada no enuciado de 40m/s. g= aceleração da gravidade= -10m/s².  t- tempo até a velocidade ser nula.

 

a)

0=40-10t

10t=40

t=4s.

 

/\S= vot +at² /2,  /\S=altura máxima, nesse caso

/\S=40.4 -10.4²/2

/\S=160-80

/\S= 80m

 

ou:

/\S=vo² / 2 |g|

/\S=40²/ 20

/\S=1600/20= 80m

 

b)O mesmo tempo que a esfera leva para subir ela leva para descer:

 

tempo de ida= tempo de volta

tempo total= t de ida + t de volta

t total= 4+4= 8s.

 

 

 

 

2 5 2