Fosfogenio, COCl₂, é um gás venenoso. Quando inalado, reage com a água nos pulmões para produzir ácido clorídrico (HCl), que causa graves danos pulmonares, levando, finalmente, à morte;por causa disso já foi até usado como gás de guerra.A equação dessa reação química é

COCl₂ + H₂O -> CO₂ + 2HCl

Se uma pessoa inalar 198 mg de fosfogenio, a massa de ácido clorídrico, em gramas, que se forma nos pulmões, é igual a?

Informações úteis
1g -> 1000mg
COCl₂ = 99g
2HCl = 73g

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-26T23:09:57-03:00
Pela reação química
COCl2 + H20 -> CO2 + 2 HCl
temos que a proporção estequiométrica:
para cada 1 mol de COCl2 temos 2 mols de HCl
assim sendo:
99g COCl2(1mol de COCl2) = 73g HCL (1mol de HCl)
198mg COCl2 = x
x = 2x73
x = 146mg de Hcl
2 5 2
era 0,146g, pois o exercício pedia em gramas, mas valeu pela resposta =D
2014-05-26T23:10:55-03:00
198x10^-3g------>X
99g--------->73g 2HL

X=198X10^-3  x 73/99
X=146x10^-3 ou 146mg.

1 4 1