Respostas

2013-06-29T22:23:32-03:00

Força de atrito : É o nome que damos para a força que surge quando corpos estão deslizando ou tentando deslizar sobre qualquer superfície. Estas forças sempre acabam dificultando os movimentos. Elas também podem ocorrer na água, no ar (força de atrito da água ou força de atrito do ar) etc. O único lugar onde elas não existem é no vácuo do espaço. Para identificá-la é fácil, sempre que um corpo estiver movendo-se, ou com tendência a movimentar-se, haverá o surgimento das forças de atrito ( Fat ), que serão representadas por vetores apontados no sentido contrário ao do movimento, ou à tendência deste movimento.
Força de atrito (Fat )

Os dois tipos de atrito (dinâmico e estático)

Quando a força de atrito atua sobre corpos que estão deslizando sobre alguma superfície dizemos que este atrito é do tipo dinâmico. 


Quando a força de atrito impede que o corpo deslize, ou seja, neste caso o corpo está ainda em repouso, dizemos que o atrito é do tipo estático.

Força do movimento circular : http://www.fisicapaidegua.com/conteudo/conteudo.php?id_top=010211

 

1 5 1
2013-06-29T22:45:47-03:00

Força de atrito é a força contrária ao movimento de um corpo, ou seja, ela visa diminuir a velocidade de um corpo. Ela é devido ao ar, a superfície que o corpo desliza, etc.

Força do movimento circular é a força que faz um corpo estar em movimento circular, direciada para o centro do círculo orbital

1 5 1