Respostas

2014-05-27T10:21:07-03:00
Olá, Satsuniko!

Os Índios Brasileiros Quinhentos anos de exposição à doença, a violência e a expropriação eliminou grande parte da população indígena.  Hoje, há cerca de 650.000 índios no Brasil em mais de 200 tribos, que vivem espalhadas por todo o país. Entre eles, eles falam um grande número de idiomas; 110 das línguas tribais do Brasil tem menos de 400 falantes.  

Como eles vivem?  
Os povos tribais do Brasil vivem em uma grande variedade de ambientes: florestas tropicais, pastagens, florestas (matagal) e semi-desertos, e têm uma forma variada de viverem.   As suas experiências de contato com os invasores europeus e seus descendentes também variam muito; alguns, como a tribo Guarani, no Sul, têm estado em contato com os brancos há 500 anos; outros os encontram mais recentemente; e algumas tribos estão efetivamente sem contato algum – a maioridade de tribos isoladas no mundo, provavelmente, mais de 50 vive no Brasil.   A maioria das tribos vivem por uma mistura de caça, coleta e cultivo de plantas para alimentação, remédios e a criação de objetos do dia-a-dia.   Provavelmente, só as tribos isoladas Awá e Maku são completamente nômades, que vivem em uma caça e coleta intensa na Amazônia.  

Que problemas eles enfrentam?  
Nos 500 anos atrás, desde que os europeus chegaram ao Brasil, os povos tribais já sofreram genocídios em grande escala, e a perda de grande parte de suas terras.   Hoje, as suas terras são tomadas por fazendas de projetos industriais, ou invadidas por garimpeiros e colonos – eles ainda estão sendo mortos, seja por doenças, por inanição, por serem expulsos de suas terras de caça e por assassinos que são empregados por fazendeiros e “latifundiários” para manter os índios bem longe.   Ainda resta um racismo endêmico para os índios no Brasil que faz tudo possível – na lei, eles ainda são considerados minoria. A coisa mais importante para os povos indígenas no Brasil é o controle de suas terras. O Brasil é um dos dois únicos países da América do Sul que não reconhece a propriedade dos povos tribais.  Se as tribos do Brasil fossem reconhecidas como os proprietários de suas terras, eles receberiam alguma proteção real contra os indivíduos e as empresas que assumem as suas terras, destroem seus meios de subsistência e, muitas vezes, a destroem por completo.
4 5 4