Respostas

2013-06-30T11:36:44-03:00

variação de espaço= 20 m

g=10 m/s

v= 0

 

Vamos fazer pela equação de Torricelli,

v²= (velocidade inicial)²+2a* variação de espaço

_______________________________________________________________________

Obs: Como o corpo movimenta-se no sentido oposto ao da aceleração então fica -10.

_______________________________________________________________________

0²=(velocidade inicial)²+2 (-10) *20

0=velocidade inicial ² - 400 (fica negativo e você multiplica por -1)

velocidade inicial²=400

velocidade inicial = V400

velocidade inicial= 20 m/s

A melhor resposta!
2013-06-30T11:42:15-03:00

considerando a aceleração da gravidade igual a 10m/s^2 ( esse Ç q vc colocou) e altura atingida 20m vamos usar a seguinte fórmula q relaciona a altura e a velocidade:

V^2 = Vo^2 + 2.a.S

0^2 = Vo^2 - 2.10.20

0 = Vo^2 - 400     -Vo^2 = - 400 (-1)     Vo =\sqrt{400}   Vo = 20m/s

 

OBS: eu considerei velocidade final 0 pq quando o ponto material atinge a altura máxima q no caso é 20 ela para, ou seja, fica com velocidade igual a zero.

 

e considerei a aceleração da gravidade negativa porque vai contra o movimento 

 

espero que tenha entendido qualquer duvida me procure!

2 5 2