SE POSSIVEL
OBRIGADO A+
PARA VC
como o 2 não tem denominador , o denominador dele será 1 , então vamos ter que tirar o MMC de 8 e 1 ( que é 8 ) , então colocamos o 8 como denominador das duas frações , aí entra aquela regrinha do "divide pelo de baixo e multiplica pelo de cima " , então pegamos o 8 e dividimos por 8 (resultando em 1) e multiplicamos por 9 , resultando em 9 , então dividimos o 8 por 1 (denominador do 2) e multiplicamos por 2 , que vai resultar em 16 , então fazemos 9 - 16 dividido por 8 , que resulta em -7/8
ESSA 3 ---3-- 1\3

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-27T10:38:14-03:00
2014-05-27T10:57:23-03:00
 \frac{9}{8} -2= \frac{9}{8} - \frac{2}{1}

Como um dos denominadores é múltiplo do outro (8 é múltiplo de 1), o MMC é igual a 8. Agora, basta dividir o MMC por cada um dos denominadores. Cada resultado deve ser multiplicado por seu respectivo numerador e teremos frações com denominadores comuns. A partir daí, podemos efetuar a operação de subtração entre as duas frações.

= \frac{9}{8} - \frac{16}{8}= \frac{9-16}{8} = -\frac{7}{8}
2 5 2