QuestãoA Weg está claramente focada em negócios B2B, ou business-to-business, onde comercializaprodutos e serviços voltados para o mercado empresarial/ industrial. Ou seja, os clientes da Wegsão empresas, e não pessoas físicas.Produtos e serviços voltados para pessoas físicas são negócios B2C, ou business-toconsumer,como chocolates, absorventes higiênicos femininos e consoles de videogames.Entretanto, o texto sobre investimento na China cita “linha branca” e “lavadoras de roupa”.Como seria possível afirmar que esses investimentos na China significam uma mudança deestratégia passando a atingir também negócios B2C?

1

Respostas

2014-05-27T11:52:17-03:00
Qual seria o texto? a pergunta não ficou clara,
Em um dos negócios, a WEG acertou a compra do grupo chinês Sinya, que produz motores elétricos para lavadoras, com fábrica em Changzhou, na província de Jiangsu - uma nova unidade fabril já está em construção. A transação inclui outra fábrica do grupo, a Wuxi Ecovi, que produz os componentes eletrônicos de controle do motor de máquinas de lavar roupa. O grupo obteve faturamento de US$ 88 milhões em 2012.A segunda empresa comprada, a Changzhou Machine Master (CMM), produz transmissões
componentes eletrônicos de controle do motor de máquinas de lavar roupa. O grupo obtevefaturamento de US$ 88 milhões em 2012.
A segunda empresa comprada, a Changzhou Machine Master (CMM), produz transmissões e componentes que complementam os motores elétricos destinados a lavadoras e fica também em Changzhou. A CMM faturou US$ 17 milhões em 2012. "Temos um pacote completo [com asaquisições]”, disse o presidente da WEG.Conforme Schmelzer, a nova operação vai atender tanto o mercado doméstico
chinês quantoos mercados americano e europeu, que consomem lavadoras sofisticadas. Não há planos deexportar esses produtos ao mercado brasileiro, que poderá ser atendido no futuro, quando asmultinacionais de linha branca iniciarem localmente a produção de lavadoras voltadas à classe A,pela unidade de Linhares (ES), que acaba de ser ampliada.A WEG também não planeja, neste momento, novas aquisições internacionais na área demotores para linha branca. Há, porém, planos para futuras expansões.
Com a fábrica no Brasil e aoperação na China, mais futuras expansões, temos a nossa base montada", afirmou.Em outra frente de negócios, a de motores industriais, a WEG está executando investimentos deUS$ 345 milhões na própria China e no México.Na China, informou o executivo, está em curso um projeto de US$ 135 milhões para ampliação de capacidade fabril da linha de produtos industriais, com foco no mercado local. No México, o investimento alcança US$ 210 milhões para ampliar a capacidade de
produção de motores industriais. Segundo o presidente da companhia, esses investimentos estarão concluídosaté 2018. Questã:A Weg está claramente focada em negócios B2B, ou business-to-business, onde comercializaprodutos e serviços voltados para o mercado empresarial/ industrial. Ou seja, os clientes da Weg
são empresas, e não pessoas físicas.Produtos e serviços voltados para pessoas físicas são negócios B2C, ou business-toconsumer,como chocolates, absorventes higiênicos femininos ....