Analisando as informações apresentadas, dê o seu posicionamento com relação à destinação final dos resíduos sólidos.
Elabore uma argumentação coerente para apresentar a sua opinião.

O lixão é a disposição do lixo a céu aberto, sem nenhum critério sanitário de proteção ao ambiente, que possibilita o pleno acesso de vetores de doenças, como moscas, mosquitos, baratas e ratos ao lixo.
Segundo a ABNT/NBR-8849/85, um aterro controlado caracteriza-se pela disposição do lixo em local controlado, onde os resíduos sólidos recebem uma cobertura de solos ao final de cada jornada. Ao contrário dos aterros sanitários, os aterros controlados geralmente não possuem impermeabilização dos solos nem sistema de dispersão de chorume e gases, sendo comum nestes locais a contaminação de águas subterrâneas.

1

Respostas

2014-05-27T13:47:15-03:00
O lixão é realidade na maioria das cidades brasileiras. Basta ter um terreno relativamente grande e fazer dele depósito de lixo. É rápido e cômodo. Mas muito prejudicial ao ambiente e à sociedade. A exposição a céu aberto está sujeita a todo o tipo de vetores que causam doenças. Expõe o solo ao chorume. Polui o ar e é uma poluição visual. Expõe aos economicamente vulneráveis a coleta de todo tipo de materiais que podem prejudicar sua saúde (por doenças, ferimentos, etc)

O aterro, embora requeira trabalho e investimento, é menos degradante. Dá oportunidade à seleção dos resíduos, e, posterior aproveitamento. Num horizonte a curto e médio prazo, não aparenta ser uma opção - a mais ideal - para as prefeituras, individuais ou em consórcio.