Respostas

A melhor resposta!
2014-05-27T14:35:25-03:00
H nox: +1 ClO3 nox: -1
Ca nox:+2 CO3 nox:-2
O nox do H é sempre +1, e quando é um acido, é só procurar na tabela periódica o ânion que vem depois do H, que vai ter o nox dele lá.
Já o CaCO3 é um sal, então tem que ver os nox de cada um dos elementos quimicos que formam o sal. 
PS: tem os nox na tabela periodica. 
1 5 1
2014-05-27T15:22:01-03:00
Para entender é necessário conhecer um pouco a tabela periódica e a posição dos elementos químicos.
H(+1) ClO(-1)   ----> O(-2)  Cl(+1) 
Ca(2+) e CO3(-2)  --> O(-2) e C(+4)
1 2 1