O PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) é uma forma de verificarmos a qualidade da educação em diversos países, inclusive a do Brasil. Conforme o relatório do PISA de 2012, amplamente divulgado na mídia mundial, o Brasil apresentou dados bastante preocupantes. Num ranking de 65 países, nós, brasileiros, ficamos em 55º lugar em leitura, 58º lugar em matemática e 59º lugar em ciências. O PISA avalia o desempenho de alunos de 15 anos. Isso significa que os alunos avaliados em 2012 nasceram por volta de 1997 e ingressaram no 1º ano (antiga 1ª série) entre 2002 e 2004, assim, sob a égide da Constituição Federal (1988), do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Diante disso, julgue as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:

Os alunos brasileiros não alcançaram um desempenho satisfatório nas avaliações do PISA. As escolas certamente tem parte da responsabilidade por esses resultados, além da família e da sociedade.

PORTANTO,
podemos afirmar que o estabelecimento das leis são insuficientes para garantir a educação de qualidade, capaz de fazer com que os nossos alunos se desenvolvam de maneira adequada.

ALTERNATIVAS:

( )As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
( )As duas asserções são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
( )A primeira asserção é verdadeira, e a segunda, falsa.
( )A primeira asserção é falsa, e a segunda, verdadeira.
( )Tanto a primeira quanto a segunda asserções são falsas.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-28T12:13:39-03:00
É a letra b as duas asserções são verdadeiras e a segunda não é justificativa da primeira
1 5 1