gente por favor ajudem nessa questão urgentee
(E. E. Mauá – SP) O íon Sc3+ tem 18 elétrons e é isoeletrônico do íon X3–. Pergunta-se:

qual a estrutura eletrônica do átomo de escândio?

qual seu número atômico, a que família e período da classificação periódica pertence o elemento X?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-27T18:11:48-03:00
Super facil
 resposta primeira pergunta:
1s ²2s² 2p6 3s²3p6=19 ele perde 3 eletrons

resposta da 2 questão
numero atomico=21
familia dos metais
quarto periodo coluna 3B
9 3 9
sim sim letra B
ok obrigada
marca a minha resposta como a melhor por favor
e menda a outra questao que voce mandou eu responder
Beahsantos, acho que você errou na resposta da primeira questão, pois a pergunta é sobre o elemento "X", e não sobre o átomo de escândio.]
2014-05-27T18:18:45-03:00
Olha, o átomo de escândio possui 21 elétrons, então sua configuração eletrônica será:
1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d1 = 21 elétrons.

O íon X3- ganhou 3 elétrons e ficou isoeletrônico do íon Sc3+ que é o átomo de escândio após perder 3 elétrons, então chega-se a conclusão de que o elemento X possui 15 elétron (pois ganhou 3 pra ficar com 18).

É o elemento Fósforo, número atômico 15, 3º período da tabela, família 15.

Acho que é isso (:
3 5 3
Beahsantos, eu encontrei a questão resolvida na internet, é a questão número 21, o gabarito está no final da página, dê uma olhada: http://www.cursoapogeu.com.br/wp-content/uploads/EXTRA_QUIMICA.pdf
A pergunta é sobre o elemento X, que no caso é o Fósforo, e não sobre o escândio.
sim sim errar uma vez na vida é humano... eu sou mestre em matematica e biologia respondi a di quimica porque eu estava lendo e estudanso sobre isso para o enem e diferente de muitas pessoas antes de responder eu não olho na internet si eu nao sei a base da pergunta neim respondo......
Tudo bem, só estava te corrigindo porque você me fez ficar com dúvida, por isso fui pesquisar! Mas é bom deixar claro qual é a resposta certa, assim não confundimos a usuária que postou a questão. Um abraço!
obrigada gente