O que é um átomo ?
b) Diferencie as regioes dos átomos quanto a carga eletrica e seus compontes
c) Qual a diferença entre z e a?
d) Como encontramos a quantidade de neutrons de um atomo se temos como informações somente o z e a?
e) Diferencie isotanos, Isobores e isotopos?


1

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-27T21:56:39-03:00
A) Os gregos imaginavam intuitivamente que, dividindo-se um corpo qualquer sucessivamente ao meio, seria possível chegar a uma partícula tão pequena que seria impossível dividi-la, essa partícula indivisível seria a menor parte da matéria, a partícula elementar formadora de todas as coisas, foi ai que surgiu a ideia do átomo(que significa indivisível). Átomo portanto seria a menor partícula elementar e formadora de todas as coisas, e impossível de se dividir.
b)O átomo é dividido em duas regiões, núcleo e eletrosfera.
Núcleo: é o centro do átomo, local no qual se concentra todo o peso do átomo, o núcleo é de 10.000 a 100.000 vezes menor que o raio do átomo. No núcleo há a presença de prótons(particulas carregadas positivamente) e nêutrons(partículas neutras) que constituem praticamente toda a massa do átomo.
Eletrosfera: é a região onde se encontram os elétrons de um átomo, lembrando que em um átomo eletricamente neutro a quantidade de prótons é igual quantidade de elétrons, a eletrosfera é divida em várias camadas onde cada camada há uma quantidade de elétrons para cada um. Os elétrons descrevem orbitas elípticas ao redor do núcleo e nunca chegam a encostar no núcleo.
c) Z é o número atômico ou número de prótons é o número característico de cada átomo, A é o número de massa, como eu disse anteriormente como praticamente toda a masa se concentra no núcleo e como a massa de um próton é aproximadamente igual a massa de um nêutron, o número de massa é a soma do número de prótons com o número de nêutrons, ou seja, A = Z + N
d)Encontramos a quantidade de nêutrons de um átomo isolando na equação acima que acabei de citar N = A - Z
e)Isótonos são átomos que apresentam o mesmo número de nêutrons, isóbaros são átomos que apresentam o mesmo número de massa, e isótopos são átomos que se apresentam no mesmo lugar da tabela periódica. Topos significa lugar, iso é igual então isótopos são átomos que estão no mesmo lugar na tabela periódica e por consequência, apresentam o mesmo número atômico.
Foi meio corrido mas isso é praticamente um curso básico e introdutório a atomística bons estudos 
2 5 2