Respostas

2014-05-27T21:48:51-03:00
Romantismo=O Romantismo foi um movimento artístico e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa. Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu. 
O termo romântico refere-se, assim, ao movimento estético ou, num sentido mais lato, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objectivo

Modernismo=O Modernismo foi um movimento artísticoque se caracterizou pela pincelada livre, pelojogo de luz e por abordar temas como osÍndios, valorizando a cultura local, e o nacionalismo.Este movimento passou a ser sinônimo de “estilo novo”, devido à maneira em que ficou comprometido com a independência cultural do país. O que realmente impulsionou o fortalecimento do novo estilo foi a atuação de pintores como Di Cavalcanti e Anita Malfatti.

Espero que ajude!!!