Uma escada está encostada em uma parede sob um ângulo de 60º com a parede. Seus pés estão afastados 3 m da parede e a altura em a parte superior está encostada na parede a 4m. Qual é o comprimento da escada?

2
editei a resposta pra vc ver que realmente tem algum erro no enunciado
OS TRRES METROS É DO CHAO ESTOU SEM ENTEDER OS 4 METROS SE É DO CHAO ATE A PARTE SUPERIOR DA ESCADA
Leinha, não sei te explicar, meu professor deve ter passado errado, pelo menos é o que eu acredito!!!
ACREDITO QUE ESSE 4 METROS SEJE DO CHAO AO TOPO DA ESCADA
Sim, deve ser a altura Leinha

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-27T23:46:33-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Há algum dado errado no exercício. Um triângulo com catetos 3 m e 4 m tem hipotenusa 5 m (esse é um triângulo pitagórico)

(hip)^{2}=(cat)^{2}+(cat)^{2}\\(hip)^{2}=3^{2}+4^{2}\\(hip)^{2}=9+16\\(hip)^{2}=25\\(hip)=\sqrt{25}\\(hip)=5~m

Esse triângulo pitagórico não é formado por ângulo de 60º e consequentemente de 30º.
____________________

Desconsiderando o ângulo, descobrimos que a hipotenusa (comprimento da escada) mede 5 metros
_____________________________

O exercício gera o triângulo que eu anexei.

Calculamos, pelo teorema de pitágoras, a hipotenusa (comprimento da escada), que é 5 metros

Fazendo o seno de 60º, temos:

sen~60\º=3/5

Sabe-se que sen 60º = √3 / 2, e √3 / 2 não é igual a 3 / 5

Também podemos fazer o cosseno de 60º

cos~60\º=4/5

Sabe-se que cos 60º = 1 / 2, e 1 / 2 não é igual a 4 / 5

Também podemos fazer a tangente de 60º

tg~60\º=3/4

Sabe-se que tg 60º = √3, e √3 não é igual a 3 / 4

Tem algum dado errado no exercício, como pode ver  
3 5 3
vá pra outros exercícios, não se preocupe com esse. provavelmente tem algo errado
Nilya, pelo o que observei você tem bastante conhecimento em matemática, poderia olhar essa outra pergunta, quando tiver um tempo sobrando? Agora estou com medo de estar resolvendo errado, obrigada, mesmo se não puder ajudar :) Boa noite http://brainly.com.br/tarefa/651381
posso sim
http://brainly.com.br/tarefa/651381 é essa... Mt mt mt mt obrigada
pronto
2014-05-28T01:26:09-03:00
Observe que a escada e a parede forma um triângulo retângulo, onde os catetos são 3 m e 4 m, respectivamente. Logo você está procurando saber da hipotenusa, onde podemos resolver por Pitágoras (a²=b²+c²) ou pelo seno do ângulo 60º.
a² = (3)² + (4)²
a² = 9 + 16
a² = 25
a = 5 m ===>> O comprimento da escada é de 5 m.
..............
OBS: Para informação, o menor triângulo retângulo EXATO que existe é justamente 3, 4 (para os catetos) e 5 (hipotenusa)
2 5 2