A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9.394 de 1996, condensa as normas legais que regem a educação no Brasil. Como lei ordinária, ela emana da Constituição Federal de 1988, concorda com ela e a desenvolve para que os dispositivos constitucionais tenham matéria mais complexa. Dessa forma, a estrutura e o funcionamento da Educação Básica no Brasil pode ser analisada a partir de seus artigos, parágrafo, incisos e alíneas. Sua leitura cuidadosa e apurada é condição para a formação de professores e principalmente de pedagogos, mesmo que não atuem na Educação Básica. O estudo da LDB se inicia com a reflexão acerca dos 3 (três) primeiros artigos, que apresentam o conceito, os princípios e os fins da educação. Com base em nossas aulas, na leitura do livro e da própria LDB, julgue as assertivas abaixo:


I. A leitura do caput do art. 1º da LDB permite reconhecer que o conceito de educação, nesse documento, é bastante amplo e engloba a totalidade do processo de formação humana na atualidade.


II. De acordo com o §2º do art. 1º, a educação deve desenvolver-se tendo em vista o mundo do trabalho, pois o trabalho encerra todas as dimensões da formação do sujeito enquanto indivíduo singular e membro de uma comunidade.


III. O art. 2º da LDB estabelece os princípios e as finalidades fundamentais da educação brasileira. Segundo seu caput, a liberdade se constitui como o princípio essencial da educação e o pleno desenvolvimento do educando como sua finalidade, em consonância com os documentos internacionais.


IV. Os princípios elencados no art. 3º da LDB refletem os princípios da educação firmados na Constituição Federal de 1988. Um desses princípios é a promoção de uma ideia e uma concepção pedagógica única para todas as instituições escolares, uma vez que é dever, cumprir as exigências nacionais.



Assinale a alternativa correta:

Somente as alternativas I e III estão corretas.
Somente as alternativas I e IV estão corretas
Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.
Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.

1

Respostas

2014-05-29T21:50:02-03:00
Somente as alternativas I e III