Respostas

2014-05-28T12:00:25-03:00
Você deve estar falando da Primeira Grande Guerra Mundial - 1914 a 1917.
Bom, o motivo que desencadeou o conflito foi o assassinato do herdeiro ao trono do Império Austro-Húngaro (neste período a Áustria e a Hungria faziam parte de um só império), Francisco Ferdinando por um estudante Sérvio.
Mas o real motivo, foi o Neocolonialismo ou Imperialismo.
Explicando: Os países ricos e industrializados da época (França, Inglaterra, Alemanha entre outros) disputavam a tapas os mercados consumidores e as regiões fornecedoras de matéria-prima barata (Brasil, todas as regiões da África, algumas regiões da Ásia). Está disputa "a tapa" estava gerando muita pressão, principalmente na Europa.
Estes países com medo de sofrer agressões militares de seus oponentes, passaram a se armar ainda mais (evento conhecido com paz armada).
O assassinato do Francisco Ferdinando foi apenas um pretexto (podia ter acontecido até uma cara feia que já daria na guerra). Os países começaram a ser aliar uns contra os outros formando dois blocos: Tríplice Entente e Tríplice Aliança e foram à Guerra.
Você pode consultar também o que foi o Pan Germanismo e o Pan Eslavismo, que também tem haver com a formação destes dois blocos, mas colocar aqui é muito extenso e pode te confundir.

Espero ter ajudado
Anderson