O Rio faz parte do bioma da Mata Atlântica brasileira, tendo em seu relevo montanhas e baixadas localizadas entre a Serra da Mantiqueira e Oceano Atlântico, destacando-se pelas paisagens diversificadas, com escarpas elevadas à beira-mar, restingas, baías, lagunas e florestas tropicais. Fazendo divisa com os estados de Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais, o Rio de Janeiro é um dos menores estados do país e o menor da região Sudeste.
Devido à ocupação agricultura|,o desmatamento modificou sensivelmente a vegetação original do Estado. Atualmente, as florestas ocupam um décimo do território fluminense, concentrando-se principalmente nas partes mais altas das serras. Há grandes extensões de campos produzidos pela destruição, próprios para a pecuária, e, no litoral e no fundo das baías, registra-se a presença de manguezais (conjunto de árvores chamadas mangues, que crescem em terrenos lamacentos).
Mata Atlântica porém restam apenas poucas áreas preservadas com vegetação nativa. ;)

Respostas

2014-05-28T13:56:32-03:00
No estado ocorrem florestas do tipo Ombrófila,vegetação costeira(manguezais,restinga,praia),campos de altitude e campos de planície,embora essas  característica tenham perdido grande parte dessa reserva 
2014-05-28T16:13:43-03:00
Originalmente 97% da vegetação era Mata Atlântica. Há também campos de altitude no alto de serras como Itatiaia. Há vegetação análoga à caatinga, em Cabo Frio e municípios vizinhos. E manguezais, típicos onde a energia das marés são baixas, como na Baía de Guanabara ou na Lagoa de Araruama.
1 5 1