Respostas

2014-05-28T14:44:46-03:00
Pensamento: Marx criticou a escola de seu tempo, apontando-a como instrumento de dominação ideológica da burguesia. Para ele, uma educação integral deveria ser destinada a todas as crianças e jovens sem distinção de classe social, possibilitando-lhes conhecer tanto as ciências quanto as atividades produtivas.

Suas teorias:Segundo Marx, o lucro não se realiza por meio da troca de mercadorias, que se trocam geralmente por seu valor, mas sim em sua produção. Os trabalhadores não recebem o valor correspondente a seu trabalho, mas só o necessário para sua sobrevivência. Nascia assim o conceito da mais-valia, diferença entre o valor incorporado a um bem e a remuneração do trabalho que foi necessário para sua produção. Não é essa, porém, para Marx, a característica essencial do sistema capitalista, mas precisamente a apropriação privada dessa mais-valia. A partir dessas considerações, Marx elaborou sua crítica do capitalismo numa obra que transcendeu os limites da pura economia e se converteu numa reflexão geral sobre o homem, a sociedade e a história .

Influência:sua obra influenciou, posteriormente, muitos outros – e não somente pensadores como também pessoas do povo que, acreditando em suas idéias e aplicando erroneamente alguns de seus conceitos, apoiaram revoluções por todo o mundo. Mikhail Bakunin, Leon Trotsky, Vladimir Lenin, Eric John Hobsbawm, Theodor Adorno e Jean Paul Sartre são alguns exemplos de pensadores e revolucionários que foram influenciados pelo pensamento de Karl Marx.

Biografia:
Karl Heinrich Marx foi, junto com seu amigo Friedrich Engels, o fundador do marxismo – também conhecido como socialismo científico. Juntos, analisaram a sociedade capitalista a fundo, refletindo sobre as instituições que a regulavam e as relações humanas, para chegar a um conjunto de idéias que serviriam de base para a teoria marxista.O alemão foi autor de muitas obras nas quais defendeu suas idéias. As principais delas são o Manifesto Comunista e O Capital (livros um, dois, três e quatro).O Manifesto Comunista foi escrito em 1848 em parceria com Friedrich Engels. A obra critica a propriedade privada e o modo de produção capitalista – que privilegia os detentores dos meios de produção – e a forma como a sociedade acabou se estruturando em função disso. O Manifesto também busca demonstrar que o proletariado pode organizar-se para reverter essa situação, na chamada luta de classes.Já O Capital é um conjunto de livros que foi escrito anos depois e somente o primeiro foi publicado enquanto Marx ainda era vivo. Esta obra é considerada um marco do pensamento marxista, pois expõe conceitos econômicos complexos como o da mais-valia, dos diferentes tipos de capitais e da produção capitalista como um todo.